Neste 28 de julho de 1958 era fundada, no Rio de Janeiro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito – CONTEC, para coordenar a defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores nos estabelecimentos financeiros do Brasil.
Durante todo este período, temos desenvolvido intensas lutas, com vitórias relevantes para as categorias profissionais dos bancários e dos securitários. Passamos por experiências duras e desagradáveis como foram, no caso, as duas (02) intervenções do Ministério do Trabalho, de 1964 até 1966 e de 1972 até 1975, ambas por motivos puramente ideológicos, porque nunca nos submetemos governos, patrões ou partidos políticos ou colocamos a entidade à disposição de interesses, que não fossem estritamente os dos trabalhadores e das trabalhadores.
Esta tem sido a postura e práticas adotadas pela Confederação nestes 60 anos de existência, que terão de prevalecer, a fim de mantermos sempre a coerência, combatividade e firmeza para o presente e futuro, em homenagem, também, aos nossos antecessores, especialmente Aluysio Palhano Pedreira Ferreira, presidente da CONTEC, que foi assassinado, depois de preso e torturado pelo governo autoritário do Brasil, em 1971.
Entretanto, agora nos encontramos em face de todos os problemas decorrentes de uma reforma trabalhista (Lei número 13.467/2017), desnecessária, inoportuna e injusta para trabalhadoras e trabalhadores. Estamos convencidos de que aqueles que vivem de salários merecem tratamento diferenciado em face da sua fragilidade diante do patrão todo poderoso, que dispõe do produto de que necessita: o trabalhador, isto é, o posto de trabalho, o emprego.
Entendemos que devemos sustentar a mesma luta, combatividade e coerência, que orientaram nosso trabalho até hoje e do qual nunca deveremos nos arrepender. Assim pensamos e assim agimos.
Vida longa à CONTEC!
Parabéns aos 60 anos de atuação em nomes dos bancários e securitários brasileiros!
Nenhum comentário:
Postar um comentário